quarta-feira, março 21, 2007

Fora Bush ?

Por Camila Carrilho

Essa frase esteve coerente nesse período de sua passagem pela América Latina e pelo Brasil. Mas não é de hoje que ouço essa expressão, faz mais de ano que a vejo estampada em vários muros de minha cidade. O curioso é que essa é do interior do Rio Grande do Norte, onde o próprio Bush não imaginaria sua existência.

Meu objetivo não é minimizar uma opinião, não me importa de onde ela venha, mas sim em que está fundamentada, e depois de ver as passeatas e manifestos contra o "todo poderoso" do mundo não pude ficar de boca fechada. Será que ficamos tão americanizados e estamos achando que ele é o nosso presidente? Ou porque ele virou um ícone pop às avessas e sendo "internacional", mereceu toda aquela atenção nas ruas de São Paulo? Afinal, o que ele nos fez de tão mal?

Pelo que sei, nem Bush, nem os Estados Unidos chegaram a nos afetar, não fomos colonizados, nem explorados (diretamente) por eles, até então. Poderia ser julgada de ser egoísta em relação aos danos que eles causam aos outros países, mas só alerto para o fato de que enquanto apontamos nossas "pedras" para Bush, esquecemos de olhar nossa situação e a do nosso país.

Aqui a criminalidade cresce, ônibus são queimados com gente dentro, presenciamos o caso do menino João Hélio, um inimaginável ato de crueldade, que me fez acreditar que algo iria ser feito, mas tudo foi apagado pela contagiante alegria do carnaval e depois nada mudou. Continuei a ver notícias de casos como os de balas perdidas. Num a vítima era uma menininha, novamente uma criança morrera.

Enquanto nos revoltamos contra um estrangeiro, os culpados por todo caos que vivemos, não só pela violência como os altos impostos e quase nenhum benefício público, ficam andando de jatinho, viajando, fazendo churrasco com o nosso dinheiro por bem debaixo dos nossos "narizes". E nós não fazemos nada. Resultado: Eles ficam dançando em homenagem à impunidade. Então nós temos moral para reclamar do Bush? Aposto que se ele soubesse dessa, ele daria boas risadas.

6 comentários:

  1. Perfeito Camila. Concordo em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:08 PM

    Bom Camila, parabéns por ter seu texto colocado aqui! :)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:10 PM

    Era pra ser 'Boa, Camila'! mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:25 PM

    Camilaaa, adoreii!
    Concordo com você totalmente,
    eu estive até pensando nisso esses dias...
    Tudo bem que não é correto o que o Bush faz. "O diabo e sua sede de destruição louca no Oriente"
    Mas, poxa... existem tantas coisas horríveis aqui, do nosso lado, debaixo dos nossos narizes, como voce mesma disse...
    e ninguém nota? ¬¬ ninguem se preocupa? ninguem faz passeata?

    Taí...
    "O pior do Brasil é o brasileiro"

    Ti amoooo Mila #)~~

    ResponderExcluir
  5. Concordo! Perdemos tempo criticando a política estrangeira quando a nossa própria política nos afeta muito mais do que a "cruzada imperialista" de Bush... Aqui tambem tem zonas de guerras (Rio, SP) e não reclamamos nem pixamos muros pedindo justiça...

    Pedão.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:44 PM

    Camila... Realmente você está de parabéns pelo comentário!!
    Enquanto milhares de pessoas se mobilizam em torno do "Senhor das Guerras", outras milhares estão passando por necessidades básicas em nosso país!
    Está claro que no Brasil as pessoas se preocupam muito mais com coisas irrelevantes, como o Bush!

    Bjo Milinha.

    Átilla

    ResponderExcluir

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...