sexta-feira, novembro 23, 2007

A quem interessa Cháves no Mercosul?


Não há dúvidas de que o Brasil, como membro influente do Mercosul, irá se prejudicar com a entrada da Venezuela no bloco, principalmente nas relações com países da União Européia e com os EUA. A aprovação ocorrida nessa quarta-feira (21/11) na Comissão de Constituição e Justiça é um mal sinal e mostra a fraqueza de nossos representantes frente à influência venezuelana. É verdade que esse ingresso ainda precisa passar pelo crivo do plenário da Câmara e do Senado, mas esses primeiros movimentos demonstram uma tendência perigosa para nossa economia.

Como país membro, a Venezuela terá direito de veto a qualquer futuro acordo firmado entre o Mercosul e, por exemplo, Israel ou Espanha. Considerando que o atual líder venezuelano possui um comportamento claramente antiamericano e antiburguês, já podemos imaginar com boa margem de certeza os riscos econômicos dentro do chamado Cone Sul. Além disso, a entrada da Venezuela significa a quebra de uma das cláusulas que regem o Mercosul. A norma restringe a inclusão de um país apenas se ele for democrático. O governo de Hugo Chávez, no mínimo, não é o melhor exemplo de democracia. Muitos acusam de ditadura comunista. Não sei se já chegou a esse ponto, mas é óbvia a intenção de Chávez para que a Venezuela torne-se uma cópia de Cuba.

Leia: http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=6187&language=pt

Serão cegos os membros da Comissão de Constituição e Justiça? Espero que semelhante limitação não atinja nossos representantes da Câmara e no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...