domingo, agosto 12, 2007

Filosofando?

Um amigo, ao enfrentar o fim de um relacionamento de mais de cinco anos, começou a questionar Deus. "Por que Deus não interfere nisso e faz com que ela volte para mim?", perguntava ele. Lembrei logo do personagem do filme Um Violinista no Telhado que perguntava ao Eterno: "Seria tão terrível assim se eu tivesse uma pequena fortuna? Será que atrapalharia seu vasto e eterno plano?" É verdade que há problemas no mundo bem maiores do que o de nossos amigos acima: amor e dinheiro. Há guerras, mortes, homicídios, acidentes e outras tragédias onde inocentes sofrem, morrem e Deus, aparentemente, nada faz para impedir.

Entender Deus é tão complicado que não é de admirar que existam os ateus. Ser ateu é mais fácil. O fato é que, se Deus existir, ele possui uma inteligência tão elevada que, compreendê-la seria inútil. O ser humano tem a mania de ver Deus dentro de contextos inseridos em nossos próprios problemas terrenos. Se fosse assim, cada um teria um Deus próprio. E, na verdade, a própria existência de um Deus certamente independe do que nós pensamos a respeito Dele. Se ele controla o Universo, é compreensível que seus atos não sejam exclusivamente caracterizados da forma que o homem classifica como benévolos. Administrar toda a existência não deve ser muito fácil.

Então... Pra quê rezar, já que Ele é tão inalcancável? Bom, na dúvida, já que ninguém sabe ou vai saber o que realmente é Deus, rezemos! Mal não vai fazer, não é mesmo? Faremos como disse Sabrina Sato, numa revista que não me lembro: "Tenho medo de não acreditar em Deus, morrer e ver que Ele existe. Por isso, prefiro acreditar do que não acreditar". E se não tiver nada depois da morte? Bom, mesmo que a morte seja o fim de nossa existência em todos os sentidos, acredito que só o fato de existir um pensamento tão abstrato como é a consciência humana, no meio de um universo imenso, cheio de caos e planetas inabitados, já é uma bênção. Ou seja, só o fato de existir vida inteligente e de sermos representante dessa vida já é uma incrível raridade no universo, e devemos agradecer por isso Àquele que tiver nos colocado aqui.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vou rezar e agradecer ao que colocou uma vida tão "inteligente" e essas vidas tem destruido o planeta sem se quer se importar com a proxima geração...

    ResponderExcluir
  3. Talvez a passagem da humanidade pela Terra sirva de exemplo para a próxima civilização inteligente, que não cometerá erros idiotas como nós cometemos.

    ResponderExcluir

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...