sexta-feira, novembro 10, 2006

Palestra discute relação social em jogos e grupos virtuais

Por Nestor Burlamaqui

No próximo dia 19 de novembro, durante a abertura dos simpósios IHC, Webmedia e SBSC 2006, a antropóloga norte-americana Bonnie Nardi, da Universidade da Califórnia, apresentará a palestra “Liminoid play in World of Warcraft”, que trata da relação social dos usuários em jogos e grupos virtuais. Ela discutirá como as experiências em jogos que envolvem vários jogadores em ambiente virtual - como no popular “World of Warcraft” - são potenciais fontes de inovação social, já que esses tipos de jogos permitem que os usuários formem grupos com indivíduos desconhecidos, com o objetivo de concluir tarefas rápidas e vencer obstáculos que surgem durante o jogo.

Segundo ela, esse tipo de colaboração dentro do jogo reflete mudanças que acontecerão em breve no mundo do trabalho globalizado, onde as pessoas cada vez mais trabalharão virtualmente com colegas que mal conhecem. Bonnie Nardi também salientou que essa situação reduz efeitos que podem dificultar o relacionamento entre as pessoas, como preconceitos referentes à etnia, à cor da pele, ao sexo e à idade.

Bonnie Nardi é professora do Departamento de Informática da Universidade da Califórnia, em Irvine, Estados Unidos. Ela é uma antropóloga interessada no uso expressivo da Internet através do uso das mensages instantâneas, dos blogs e dos jogos. Também é co-editora do livro "Acting with Techonology: activity theory and interaction design", que desenvolveu com o professor Victor Kaptelinin.

Os simpósios acontecem de 19 a 22 de novembro, no hotel Praiamar Natal em Ponta Negra, e contarão com a participação de mais dois palestrantes internacionais além de mais três de renome nacional, que ainda serão confirmados. Para participar dos simpósios, as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro através do site www.dimap.ufrn.br/iws2006. Mais informações podem ser obtidas através do site do evento ou dos telefones (84) 3217-2124 ou 3215 3814, ramal 222.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...