segunda-feira, novembro 27, 2006

Nudez banalizada no Fantástico

Ontem no programa Fantástico foi apresentada uma reportagem sobre a imagem brasileira nos EUA. Essa matéria foi provocada pelo lançamento do filme Turistas, onde um grupo de americanos vêm ao Brasil e passam por maus bocados.

O que quero destacar é que durante essa matéria, o programa exibiu trechos de um antigo filme americano que mostrava uma suposta praia brasileira onde as mulheres andavam sorridentes, mostrando os seios e estavam acompanhadas por macacos. Deixando a ignorância dos americanos de lado, assim como a imagem errônea que eles tem sobre o Brasil, chamo a atenção para o pecado que o próprio programa cometeu nesse momento.

Na tentativa de mostrar como nós somos vistos pelos americanos, o programa deve ter esquecido que crianças também assistem ao programa.

Será que é ético mostrar mulheres seminuas na tv, num horário considerado familiar? Ou será que hoje em dia a nudez está banalizada?

Um comentário:

  1. Anônimo12:33 PM

    De acordo com o código de ética da radiodifusão brasileira, o tipo de nudez apresentada no Fantástico só pode ser exibida após às 23h. Como a matéria foi ao ar por volta das 21h30 (22h30 no horário de verão), a Globo infringiu o referido código e é passível de punição pelo Conselho de Ética da ABERT. Qualquer telespectador pode apresentar reclamação, desde que sejam feitas por escrito, com pereita individualização dos fatos e referências exatas quanto ao horário, dia e emissora que praticou o ato impugnado, acompanhada de vídeo.

    ResponderExcluir

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...