segunda-feira, outubro 03, 2022

Eleições são marcadas por problemas nos votos para Bolsonaro

Um dia após as eleições desse domingo (02/10), vários vídeos com denúncias de problemas nos votos para o candidato Jair Bolsonaro (PL) viralizaram nas redes sociais, repetindo fatos ocorridos nas últimas eleições para presidente, em 2018. 

 “Fui votar, já estava votado ali. Não tem como votar”, disse um eleitor, filmando com seu pai em um colégio de Blumenau-SC. Em outro vídeo, um homem que se identificou como Alencar Macedo, de Pouso Alegre-MG, disse que, ao chegar sua vez de votar, seu voto já constava como tendo sido justificado. “Algo muito sério deve estar acontecendo. Como disse o presidente, existe corrupção na eleição”, concluiu ele. 

 “Falaram que o PT ia roubar e tá roubando mesmo, pois minha filha veio votar e já votaram pra ela”, falou outro senhor, sem identificar-se, gravando o vídeo da sessão eleitoral na presença de dois policiais e do mesário, que, ao ser perguntado quem votou no lugar de sua filha, recusou-se a responder. 

 Em meio a uma multidão e uma confusão, outro vídeo começa com murmúrios indefinidos, até que um senhor fala para um policial: “Ela votou pra deputado e confirmou. Votou pra senador e confirmou. Votou pra governador e confirmou. Quando chegou no presidente, foi sozinho (finalizou)”. 

 “Eu não posso votar, porque ‘foi votado’ alguém no meu lugar”, falou uma senhora usando uma camisa amarela. “O juiz eleitoral foi chamado e veio aqui apenas para me convencer a ficar calma(...) Você acha que isso tá certo? Eu não poder fazer com que eu possa exercer o meu direito?”

Outro vídeo foi feito por um eleitor não identificado na hora do voto. Nele aparece uma urna rotulada como sendo da cidade de Petrópolis, Zona 39, seção 311. O eleitor pressiona a tecla "confirma" várias vezes para confirmar o voto no candidato Jair Bolsonaro, mas sem sucesso. 

 Esses e outros vídeos foram postados no perfil do TSE no site Twitter, com alguns usuários questionando o tribunal sobre os ocorridos, mas até o momento o TSE não deu nenhuma resposta à população sobre as questões acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...