terça-feira, março 27, 2007

Governadora Vilma, Ricardo Teixeira e a esperança de sediar a Copa

Em meio a uma reforma com complicações legais, o Machadão poderá receber a visita do presidente da CBF Ricardo Teixeira. Segundo notícia do site futebol total, a governadora Vilma Maria de Faria conversou com o dirigente e pediu para que ele também visitasse Natal e colocasse a cidade entre as prováves sedes para a Copa do Mundo de 2014. Ainda sem data para a visita, Teixeira atendeu o pleito e confirmou sua vinda a Natal.

Será que ela tem pretensões de usar a Copa do Mundo como forma de eleger seus pau-mandados? Afinal, a Copa de 2014 coincide com as eleições para governador e para presidente da república. Mas isso não passa de mais uma das artimanhas políticas, sem grandes possibilidades de dar certo. Afinal, quem acha que o Machadão sediará jogos da Copa do Mundo?!

domingo, março 25, 2007

Reforma sem licitação no Machadão será investigada

O Ministério Público Federal (MPF/RN) enviou quinta-feira (22) ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando a fiscalização nas obras de reforma do estádio João Machado (Machadão).

A preocupação principal do MPF/RN está nas obras que podem ser executadas a partir da dispensa de licitação realizada pela Prefeitura do Natal, que devem se destinar exclusivamente à recomposição da segurança do estádio. No entanto, suspeita-se que serviços não-emergenciais, como os que objetivam aumentar a capacidade de público do estádio, também estariam no cronograma.

No ofício, os procuradores ressaltaram que não são contrários às obras de modernização, mas que devem ser precedidas de licitação, pois não estão abrangidas na situação de urgência que permitiria a dispensa de licitação.

Levando em consideração que o time do América Futebol Clube estréia no Campeonato Brasileiro no dia 13 de maio, o MPF/RN quer saber, também, se a qualidade das obras será prejudicada em virtude da pressa em entregar os trabalhos.

Além disso, uma vez que a reforma, orçada inicialmente em cerca de R$ 4,5 milhões, deverá receber um "reforço financeiro" da ordem de 12,5 milhões, os procuradores da República esperam urgência na resposta ao ofício.

quarta-feira, março 21, 2007

Fora Bush ?

Por Camila Carrilho

Essa frase esteve coerente nesse período de sua passagem pela América Latina e pelo Brasil. Mas não é de hoje que ouço essa expressão, faz mais de ano que a vejo estampada em vários muros de minha cidade. O curioso é que essa é do interior do Rio Grande do Norte, onde o próprio Bush não imaginaria sua existência.

Meu objetivo não é minimizar uma opinião, não me importa de onde ela venha, mas sim em que está fundamentada, e depois de ver as passeatas e manifestos contra o "todo poderoso" do mundo não pude ficar de boca fechada. Será que ficamos tão americanizados e estamos achando que ele é o nosso presidente? Ou porque ele virou um ícone pop às avessas e sendo "internacional", mereceu toda aquela atenção nas ruas de São Paulo? Afinal, o que ele nos fez de tão mal?

Pelo que sei, nem Bush, nem os Estados Unidos chegaram a nos afetar, não fomos colonizados, nem explorados (diretamente) por eles, até então. Poderia ser julgada de ser egoísta em relação aos danos que eles causam aos outros países, mas só alerto para o fato de que enquanto apontamos nossas "pedras" para Bush, esquecemos de olhar nossa situação e a do nosso país.

Aqui a criminalidade cresce, ônibus são queimados com gente dentro, presenciamos o caso do menino João Hélio, um inimaginável ato de crueldade, que me fez acreditar que algo iria ser feito, mas tudo foi apagado pela contagiante alegria do carnaval e depois nada mudou. Continuei a ver notícias de casos como os de balas perdidas. Num a vítima era uma menininha, novamente uma criança morrera.

Enquanto nos revoltamos contra um estrangeiro, os culpados por todo caos que vivemos, não só pela violência como os altos impostos e quase nenhum benefício público, ficam andando de jatinho, viajando, fazendo churrasco com o nosso dinheiro por bem debaixo dos nossos "narizes". E nós não fazemos nada. Resultado: Eles ficam dançando em homenagem à impunidade. Então nós temos moral para reclamar do Bush? Aposto que se ele soubesse dessa, ele daria boas risadas.

terça-feira, março 13, 2007

Contos infantis gays na Inglaterra


De acordo com um projeto pedagógico britânico, uma das melhores formas de acabar com a discriminação contra os gays - pelo menos a longo prazo - é mostrar às crianças inglesas contos infantis com príncipes alegres e encantados e reis viadinhos. Segundo notícia no site da BBC Brasil, essa iniciativa visa atender a um conjunto de novas leis que entra em vigor a partir de abril, conhecido como Ato de Igualdade.

Uma das fábulas, King & King (Rei e Rei), conta a história de um príncipe que rejeita três princesas antes de se apaixonar e se casar com o irmão de uma delas. (Ou seja, mais fresco que isso, é difícil).

Será que essa atitude vai realmente reduzir o preconceito contra homossexuais entre as pobres cobai... quer dizer, pobres criancinhas britânicas? O que os psicólogos e pedagogos dizem sobre isso? E os pais? E quanto aos temíveis efeitos colaterais?

terça-feira, março 06, 2007

Nada a ver! Beira-Mar de jatinho e eu de “buzão”?!


Nessa última viagem do traficante Fernandinho Beira-Mar do Paraná para o Espírito Santo, o governo gastou só R$ 200 mil. Em seu passeio de jatinho, mobilizou policiais militares e federais, gastou o combustível do avião e isso tudo apenas para fazer um depoimento num Fórum. Não seria mais fácil o juiz se deslocar até a cidade onde ele está preso? Enquanto Fernandinho Beira-Mar, homicida e traficante, viaja de jatinho com o nosso dinheiro, o resto dos brasileiros, a maioria de bem (espero), tem que se virar nos coletivos lotados mesmo. Veja a notícia

Privacidade e exibicionismo no Google Earth

O Google Earth é um software com imagens aéreas tiradas de satélites, como fotos de cidades em todo o mundo. Recentemente, um blog chamado Google Sightseeing disponibilizou fotos - com um certo nível de detalhamento - de pessoas tomando sol nuas, nos quintais e jardins de seus lares.

É claro que isso é invasão de privacidade e o Google pode responder judicialmente por esse fato. Mas o que é temerário para uns, é diversão para outros. Com essa notícia, alguns exibicionistas por aí devem ter se animado com a possibilidade de poderem ser vistos pelados na Internet.

http://www.iparaiba.com.br/plantao.php?noticia=78343&categoria=8

Outro efeito que o Google Earth pode provocar nas pessoas são atitudes como o embelezamento da casa, da cidade... Usarão Photoshop? Não sei. Tem uma cidade nos Estados Unidos onde a intensidade do verde da vegetação local supera claramente os níveis naturais. Não duvido de nada.

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...