quarta-feira, fevereiro 21, 2007

"A Beija-flor ganhou!" Certo. E eu com isso?

Hoje saiu o resultado do campeonato das escolas de samba do Rio de Janeiro. A Beija-flor de Nilópolis ganhou. Telespectadores do Brasil inteiro acompanharam o locutor transmitindo, quesito por quesito, nota por nota, a definição da campeã. Todos escolheram uma escola para torcer. Afinal tinham que participar de alguma forma, mesmo que não gostassem de samba, mesmo que não sejam cariocas ou não tenham sequer um parente em sétimo grau por lá.

É a força da mídia, que pressiona e faz com que todos assistam por mais de tantas horas os desfiles das escolas e mais outras não sei quantas aguardando o resultado de um concurso sem qualquer ligação com o indivíduo. É interessante ver que, mesmo não possuindo qualquer interesse, assistimos, torcemos e gostamos. Amanhã ouvirei comentários : “Você viu? A Beija-flor ganhou!” e responderei : “Sério? E eu com isso?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...