terça-feira, julho 28, 2009

A inveja e a formação de normas sociais opostas à educação

Ao notar um grande número de grupos que simplesmente desprezam o desenvolvimento intelectual como um caminho para a escalada social, comecei a questionar as causas disso. Afastando-se das questões sócio-econômicas, estou procurando saber se normas contrárias ao estudo são formadas com base na inveja em relação a outras pessoas que são consideradas estudiosas. Será que a inveja em relação um objeto pode chegar num nível em que um grupo forma um sentimento contrário ao objeto ou, no lugar disso, o mesmo grupo poderá criar normas para facilitar sua aquisição?

sexta-feira, julho 24, 2009

Palestinos de origem judaica

O caso de palestinos descendentes de judeus e que ocultam sua verdadeira origem e seus costumes, temendo a represálias.

segunda-feira, julho 13, 2009

O medo e o comportamento social

Recentemente, as obras lovecraftianas levantaram o meu interesse sobre o medo. Mas foi através do filme Gangues de Nova York, que minha amiga Nassary emprestou, que tive a idéia de estudá-lo do ponto de vista do comportamento social. Num trecho do filme, um dos personagens principais, o mais controlador e terrível fala que o medo que os outros tem dele é que o faz controlar toda a cidade de Nova York.

De certa forma, isso me remeteu às normas sociais e às sanções sofridas por quem as desobedeça. O medo está diretamente ligado às sanções. Quem não tem medo de uma sanção tem grandes chances de desobedecer a norma protegida por ela. Dessa forma, poderíamos reduzir tudo à seguinte metáfora: é como um pote de ouro protegido por um cachorro raivoso, onde o ouro é o objetivo racionalmente ou naturalmente preferível e o cachorro é a norma social que impede qualquer um de aproximar-se. Se ninguém tiver medo do cachorro, ninguém verá grandes dificuldades em enfrentar o cachorro e conseguir o pote.

Será possível que, se conseguirmos medir a intensidade do medo que as pessoas possuem de desobedecer certas normas, poderíamos prever o comportamento delas em relação a essas determinações da sociedade? Se sim, poderíamos facilmente prever aumentos na ocorrência de crimes ou uma mudança nas próprias normas sociais?

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...