sábado, janeiro 10, 2009

Nota de comité potiguar pró-palestino e comentários

Depois que fui alertado pela minha prezada colega Denise sobre o caso do protesto a favor da paz na Faixa de Gaza, que ocorreu ontem, comprei o Diário de Natal, onde foi publicada a matéria “Potiguares realizem hoje ato em favor da paz”. Da mesma forma, procurei a versão online no site do Dnonline e tinha uma matéria com o mesmo teor, mas com outro texto.

Aproveitei esse texto e tomei a liberdade de tecer alguns comentários a respeito do que estava escrito. Os trechos destacados em negrito e itálico são os meus comentários a respeito do conteúdo imediatamente acima, divulgado pelo tal comitê pró-palestino no site do DNonline.

Veja abaixo a nota lançada pelo movimento, juntamente com meus comentários.

*Retirado do endereço eletrônico: http://www.dnonline.com.br/nav/noticias/ver_noticia.php?id_noticia=1365

O Comitê Potiguar de Solidariedade ao Povo Palestino, reunido em 07 de Janeiro de 2009, na OAB/RN, expressou claramente o seu repúdio ao genocídio que o exército de Israel está praticando contra o povo palestino na Faixa de Gaza.
- Não é um genocídio. É uma guerra contra o Hamas, uma milícia terrorista que deseja abertamente extinguir Israel do mapa e atacou esse país desnecessariamente, quebrando uma trégua de seis meses. Isso depois de ter lançado mais de 3 mil foguetes contra Israel em 2008. Tentativa de genocídio foi o que ocorreu exatamente contra os judeus, na Segunda Guerra Mundial. Para se ter credibilidade é necessário recorrer aos fatos e à justiça.

O Comitê faz um apelo a todos os governos do mundo e povos dos Estados membros da ONU para que condenem estes atos contra a humanidade e exijam a imediata cessação dos ataques.
- Porque ninguém faz atos semelhantes quando israelenses morrem em atos terroristas ou em ataques de mísseis contra seu território?

"(...) a aparente insensibilidade do mundo baseia-se na quantidade inacreditável de mentiras que se lêem nos jornais e ouvem-se pela televisão - quantidade e qualidade de mentiras que fazem lembrar os dias mais negros da Europa durante os anos 30, quando da ascensão do nazi-fascismo.
- Ao contrário, o mundo parece bastante sensível em relação ao que ocorre hoje na Faixa de Gaza. Tanto que líderes mundiais estão tentando resolver o problema, dentre eles o presidente francês e lideranças da ONU. Inclusive, é sabido que alguns grupos aqui no Brasil se ocupam em fazer manifestações e passeatas contra Israel.

Todos os boletins noticiosos, praticamente em todo o ocidente, por rádio, televisão e pelos jornais, descrevem as vítimas do massacre de Gaza como terroristas; e descrevem a matança enlouquecida que Israel está praticando lá, como se fossem atos de autodefesa."
-Ao contrário. Os meios de comunicação são bem claros ao afirmar que civis estão morrendo. Mas também é divulgado que os terroristas mortos são bem mais numerosos. Se o Hamas não tivesse quebrado a trégua, não haveriam ataques israelenses contra o Hamas, como alertou o próprio presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Então, é sim um ato de autodefesa.

Esses ataques de Israel ao povo Palestino são parte integrante da política imperialista comandada pelos Estados Unidos da América no controle desta região estratégica do Oriente Médio.
-Então, os EUA estão por trás do que ocorre hoje em Gaza? Se for assim, os EUA pressionaram o Hamas para quebrar o cessar fogo e atacar Israel?! Lembro que, além de recorrer à verdade, é preciso também conhece-la. Israel age apenas em provocação às atitudes do Hamas.

O Comitê solicita, ainda, uma tomada de posição clara do Conselho de Segurança da ONU, através de uma deliberação decisória vincunlante, condenando o genocídio que está em curso e determinando que o estado de Israel cesse imediatamente essa agressão ao povo Palestino, sob pena de incorrer nas sanções cabíveis, caso não acate a referida decisão vinculante.
-Porque ninguém solicita que o Hamas abandone as armas e pare de lançar mísseis contra Israel? Porque ninguém pede que o Hamas e todos os palestinos, além do Irã e da Síria, reconheçam o direito de Israel existir? Porque ninguém solicita, por obséquio, que o Irã e a Síria, parem de apoiar esses grupos antiisraelenses?


COMITÊ POTIGUAR DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

OAB/RN - COMITÊ 9840 - IPEJUC – UNEGRO – SPVA/RN – CTB/RN – SINTE/RN – SINTECT/RN – Sindicato dos Bancários/RN – Movimento Pró Pitimbu – Assussa Pitimbu/Planalto – CONLUTAS/RN – CUT/RN - Partido dos Trabalhadores – OJC/RN – PSTU – PcdoB – COPLAC – GAL/RN SINDIPETRO/RN – SME - SINDPEF/RN – CEDECA – Igreja Anglicana - OAB – Fórum LGBT - SINDSAUDE/RN – Comitê Estadual de Vítimas de Violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...