quarta-feira, outubro 01, 2008

Igreja Universal vende diploma com assinatura de Jesus Cristo para deficiente mental

A Igreja Universal do Reino de Deus vendeu um "diploma de dizimista" com a suposta assinatura de ninguém menos que Jesus Cristo, para o fiel Edson Luiz de Melo, que é portador de deficiência mental.

Além de uma "chave do céu", também comprada por Edson, a igreja realizou outras promessas extraordinárias em troca do dinheiro da vítima. Diante disso, sua mãe recorreu à Justiça para recuperar o dinheiro perdido.

De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson começou a freqüentar a igreja a partir de1996. Desde então era induzido a participar de reuniões sempre envolvendo contribuições financeiras.


A igreja deve devolver mais de R$ 50 mil a Edson, o equivalente a todos os dízimos e doações feitas por ele.

Nessas reuniões, Edson teria sido levado a comprar uma “chave do céu” e, além disso, a vítima chegou a receber um diploma de dizimista assinado por ninguém menos que Jesus Cristo.

Comentário: Nessa igreja, os esforços para se obter lucros passam por cima de qualquer ética, seja ela do céu ou da terra. Não há dúvidas que uma instituição desse tipo não pode trazer benefícios numa sociedade sã, pois, por meio de promessas vazias e forte manipulação, esses indivíduos reduzem a capacidade intelectual e financeira de pessoas que sofrem com problemas que poderiam ser resolvidos através de outra orientação. É de admirar que os membros dessa organização - cientes de seu charlatanismo e de seu objetivo exclusivamente financeiro - durmam tranquilamente sabendo que engana milhares ou até milhões de pessoas diariamente.



Não é no Brasil

Com base no sociólogo Mark Granovetter (1978), podemos dizer que o comportamento violento de indivíduos durante algumas manifestações pode ...